quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Refém da Amizade


Oiiii gente.
Nesse dia do amigo nada como aprender uma liçãozinha. É um pouco grande, mas faz um esforcinho, pois vale muito a pena!

Dois rapazes eram muito amigos e gostavam de estar juntos, de conversar, de brincar. Se é verdade que “há amigos mais chegados do que irmãos”, esse era o caso do Pedro e do João!
Um dia, o Pedro fez algo que desagradou ao rei. Não era um crime grave, mas o rei era muito mau e julgou que aquela pequena ofensa era motivo para condenar o rapaz à morte, e mandou-o prender até ao dia da execução. Ele era um rapaz que gostava muito da sua família e, assim, mandou um recado ao rei a pedir licença para ir até sua casa e despedir-se dos seus pais.

- Esse “miúdo” deve pensar que sou tolo! - exclamou o rei com raiva - É claro que se eu o deixar sair da prisão, ele vai fugir. Não vou cair nesta armadilha.

Pedro ficou muito triste pela resposta do rei. Estava preso, injustamente, e nem podia realizar o seu último desejo, visitar os seus queridos pais.
Durante vários dias tentou imaginar um plano para fazer o rei acreditar que ele não iria fugir, mas foi em vão. Quando o seu amigo João, foi visitá-lo à cadeia, conversaram
sobre o assunto. Foi então que João teve um plano:

- Eu ficarei aqui até tu voltares.

Pedro mandou dizer ao rei:

- Tenho um amigo que ficará na prisão em meu lugar.

O rei quis logo conhecer João:

- Estás louco rapaz? Achas mesmo que o Pedro um dia voltará?

- Claro que sim, ele é meu amigo, honesto e verdadeiro. Mas se ele não voltar, morrerei por ele.

O rei tinha um coração duro e era tão egoísta que tornava-se difícil para ele acreditar que uma pessoa se oferecesse para morrer por outra,mas mesmo assim, permitiu que Pedro fosse para casa dizer adeus à sua família, e o seu amigo João ficou na cadeia.

Eles abraçaram-se, e na hora da despedida o Pedro disse:

- Não tenhas medo João, eu voltarei!

As horas para João pareciam muito longas, e para Pedro pareciam curtas demais.

Passados alguns dias, João percebeu que havia chegado o momento em que Pedro devia morrer. De repente, João ouviu o rei e os soldados a aproximarem-se da cela para o levar, Pedro não aparecera. O rei riu-se da loucura de João em confiar em seu amigo mas disse:

- Agora cumprirei o combinado, “palavra de rei não volta atrás”!

Já estava mesmo na hora de João morrer em lugar do Pedro quando ele entrou a correr e, sem fôlego, pediu milhões de desculpas a João.
O barco em que navegara tinha naufragado e isso havia retardado a sua volta. Quando conseguiu chegar à praia, correu tão depressa quanto pode para salvar o amigo que tinha ficado na prisão.

O rei ficou tão admirado com o regresso de Pedro que nem queria acreditar no que estava a ver:
- Deixei este maluco ir para casa ver os pais antes de morrer. Ele prometeu voltar, mas eu nunca acreditei que ele fizesse isto.

Então, o rei chamou o rapaz e disse-lhe:

- Pedro, porque voltaste se podias ter ficado na terra dos teus pais e viver?

E ele respondeu ao rei:

- Eu não disse que voltava? Não deixaria meu amigo morrer em meu lugar!

Naquele momento, o coração do rei foi tocado. Jamais viu tamanha lealdade, tamanha honestidade e dedicação entre dois amigos.

De repente o rei decretou:

- João viverá!! E Pedro será libertado! Não posso permitir que tal amizade seja desfeita no meu reino.
Realmente, não há maior tesouro do que verdadeiros amigos. Eles valem mais do que todo o dinheiro do mundo. Por isso, devemos fazer amigos, e bons amigos, tantos quanto possível. Mas lembre-se: para ter bons amigos é preciso, antes, ser um bom amigo ou uma boa amiga. Só quem age como um bom amigo atrai bons amigos!

Moral da História

A Bíblia nos ensina que a amizade é algo de grande valor, são os amigos que nos ajudam nessa vida. Nos momentos de alegria, mas também nos momentos de tristeza e necessidades eles sempre estarão por perto.
Mas quero lembrar que não há amigo maior do que Aquele que deu sua vida por nós, e seu nome é Jesus Cristo.A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, então, estávamos condenados a morrer, porque pecamos constantemente. Mas Jesus, assim como diz o versículo “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”, morreu em nosso lugar e agora temos vida eterna, basta o recebermos como nosso Senhor e Salvador!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou Ler,

Aguarde!